II Encontro de Tiro Desportivo – BOLETIM INFORMATIVO 1
Local: Pavilhão da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
Data: 1 de Março de 2008
Programa Horário
9.00h – Recepção das Comitivas
9.15h – Reunião Técnica
9.30h – Início da Competição
12.30h – Final (Previsão)
Indicações Gerais:
1. As escolas ao chegarem, deverão levantar a documentação, consultar o posto de tiro que lhe está destinado e instalar-se atrás dele, dentro da zona de permanência.
2. Durante a reunião técnica os alunos deverão ficar na zona de permanência, atrás do seu posto de tiro.
3. Cada escola será responsável pelo suplemento alimentar dos seus alunos.
4. As inscrições deverão ser enviadas para o email paulosarmento@sapo.pt até ao próximo dia 27 de Fevereiro (quarta-feira). A ficha segue em anexo.
Indicações da Competição:
- Cada posto de tiro será constituído por duas linhas de tiro de precisão e quatro de tiro com arco, sendo uma de tiro de precisão e duas de tiro com arco para cada escola.
- A competição de tiro com arco será constituída por 4 séries de 4 flechas , disparadas de uma distância de 8 metros, para um alvo de 80 cm pontuado de 1 a 10.
- A competição de tiro de precisão será constituída por 2 séries de 4 tiros, disparados de uma distância de 10 metros, para um alvo pontuado de 1 a 10.
- Em cada posto de tiro haverá um responsável técnico pelo tiro de precisão e outro pelo tiro com arco.
- A competição será conduzida por um juíz principal que utilizará a seguinte sinalização:
- Um apito – Os alunos poderão ocupar as suas posições na linha de tiro, mas não podem tocar nas flechas nem carregar as armas;
- Dois apitos – Os alunos poderão iniciar as suas séries. Quando completarem uma série, os alunos do tiro com arco deverão abandonar a linha de tiro, pousar o material e colocar-se atrás da linha de espera, os do tiro de precisão deverão colocar-se em pé junto à sua linha de tiro;
- Três apitos – Os alunos poderão deslocar-se aos bastidores para recolher as flechas e contabilizar a pontuação.
- Apenas os alunos que irão realizar a sua série e os professores responsáveis pelos grupos-equipa, poderão ultrapassar a linha de segurança. Todos os restantes elementos das comitivas e assistência terão, obrigatóriamente, de estar na zona de permanência.
Indicações sobre a Classificação
1. A classificação individual de cada aluno dará acesso a uma pontuação que será calculada através da média aritmética dos seus tiros, tanto no tiro com arco, como no tiro de precisão.
2. Será com base nesta pontuação que irão ser constituídos os seguintes Rankings:
a. Ranking Individual de Tiro com Arco – Ranking realizado por escalão/sexo através somatório das três melhores pontuações obtidas nas competições de tiro com arco.
b. Ranking Colectivo de Tiro com Arco – Ranking realizado por escalão/sexo, através do somatório das pontuações finais de tiro com arco, obtidas pelos 3 melhores alunos de cada escola.
c. Ranking Individual de Tiro de Precisão – Ranking realizado por escalão/sexo através do somatório das três melhores pontuações obtidas nas competições de tiro de Precisão.
d. Ranking Colectivo de Tiro de Precisão – Ranking realizado por escalão/sexo, através do somatório das pontuações finais de tiro de precisão, obtidas pelos 3 melhores alunos de cada escola.
e. Ranking Absoluto de Tiro com Arco – Ranking realizado através somatório das três melhores pontuações obtidas nas competições de tiro com arco, independentemente do escalão/sexo.
f. Ranking Absoluto de Tiro de Precisão – Ranking realizado através somatório das três melhores pontuações obtidas nas competições de tiro de precisão, independentemente do escalão/sexo.
g. Ranking do Aluno Completo – Ranking realizado através somatório das três melhores pontuações obtidas em cada uma das competições de tiro de precisão e tiro com arco, independentemente do escalão/sexo.
3. Haverão medalhas para os 3 primeiros classificados dos rankings individuais e troféus para os 3 primeiros classificados dos rankings colectivos.
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